1- Qual foi a história da criação da banda Poets Awake?
Poets surgiu de uma idéia de passagem de som comigo (Gutox) e Robson que é o ex-baterista, na casa dele, algo meio que sem compromisso, na época ele não era cristão e achei que era legal passar um som com ele e passar material cristão pra ele escutar, dai em pouco tempo, ele aceitou a Cristo (graças à Deus) e resolvemos formar uma banda com letras cristãs e com um estilo não tão comum aqui na cidade que é o gothic rock.O principal objetivo da banda é carregar a bandeira do Evangelho e pregar a Palavra para todos os que jazem nas trevas e adorar ao Senhor com nossas canções.
2- Como é a região brasileira de vocês em relação à cena Underground?
Particularmente em Feira de Santana, que é a cidade onde moro, ultimamente tem crescido, com a ascensão do Metalcore que é o “som do momento” algumas bandas vêm surgindo neste estilo. O interessante na cena é que há muitas pessoas que curtem som underground, porém a maioria não comparece nos eventos. E isso acaba trazendo uma falta de apoio dos próprios que devem manter a cena viva. Porém, existem aqueles que fazem a coisa acontecer, promovem eventos, mesmo sabendo que há uma possibilidade grande de um prejuízo financeiro. Acho que se ninguém “dar a cara pra bater” nada acontece.
3- A banda faz muitos shows? Existe alguma agenda?
Estamos no momento com alguns eventos marcados no decorrer deste ano, em janeiro já temos um evento, sendo que este é secular e isso é muito bom pra nós sem falar pro Reino, que são nesses ambientes que encontramos pessoas que necessitam uma palavra de paz e esperança, que é o que falamos em nossas canções.
4- Quais bandas que mais influenciaram (ou influenciam ainda) a Poets Awake?
As principais são: The Awakening, Dead Artist Syndrome, Saviour Machine, Clan Of Xymox, The Cure.
5- E quais as bandas que vocês destacariam do cenário atual?
A Dyanums, Baptism In Death, Epic Church, Krig, Born of Desire, Rival Machine, Abhorred Devil, Devotam.
6- Falando em cenário, como vocês classificam a cena underground atual? Também considerando a cena underground cristã.
Vejo que está muito quieta, pode ser que eu não esteja caminhando no mesmo passo pra não ver as coisas acontecerem,mas pelo menos o que posso perceber aqui no ambiente onde vivo, a cena cristã somos nós que movimentamos e quase em apoio dos próprios cristãos undergrounds. A cena secular ta um pouco adormecida, raramente ocorre um som de uma banda legal, há várias bandas aqui, porém poucas que se podem ser consideradas profissionais.
7- Ainda no mesmo assunto, como consideram o clássico e polêmico assunto do mp3 e da pirataria digital?
É um assunto que tem suas controvérsias, isso porque atualmente o mp3 que impera, vários blogs que fornecem downloads de diversas bandas e com isso essas mesmas bandas são conhecidas. Um ponto positivo são bandas que disponibilizam em seus próprios sites e isso se torna mais legal, atualmente baixei 7 discos de uma banda que gosto muito que é a Violins. Falando sobre a pirataria é algo que é difícil de ser controlada, isso por que a internet é de todos, então até eu mesmo posso baixar um cd de uma banda qualquer e pôr pra vender. Agride muito as bandas, principalmente as que estão no inicio, assim como nós da Poets Awake, pois sabemos o quanto o investimento é alto pra gravar algum material. Isso me fez lembrar do clássico caso do Metallica com a Napster que aconteceu há anos, mas ainda quando é tratado este assunto, sempre é citado. Fora que há vários sites como o myspace onde bandas fazem seu perfil e algumas disponibilizam suas músicas. Então acho que é muito difícil o controle de compartilhamento de arquivos na rede e o pior que sempre aparece alguém que quer ganhar em cima do trabalho dos outros.
8- Para fechar, como a banda classifica o atual momento político e econômico do Brasil? Este se conecta com a música de alguma forma?
É um assunto um tanto delicado, atualmente a política brasileira não está em seu melhor momento,corrupção, mensalão, isso agrava a visão dos cidadãos para o que acontece em Brasília e isso reflete na economia brasileira também que além do mais reflete em todos os meios comerciais e a música está incluída, o mercado fonográfico precisa se estabilizar de alguma forma e com isso nós sofremos também. Infelizmente.
No comments:
Post a Comment