Sunday, 15 November 2009

Finlândia: HB e Bass'n Helen em Turku - 15 de Novembro de 2009

 Ainda no período que eu estava na Inglaterra, eu tive a oportunidade de ir para a Finlândia pela primeira vez. Consegui ir justamente no período que um dos maiores festivais de música acontecem lá, o "Maata Näkyvissä". Saímos de carro de Hämeenlinna e fomos à Turku, onde estava acontecendo o festival. Fomos no último dia, 15 de Novembro daquele ano. 

Ao chegarmos, estava o G-Powered no palco com sua dance music porém com guitarras na versão ao vivo. Conversamos com algumas pessoas, comprei alguns CDs demos de bandas locais e finalmente entramos na área do palco. Aí veio a banda Bass'n Helen com um rock finlandês mais típico.
Bass'n Helen no palco

Mas o que eu esperava finalmente chegou. A banda HB começou a tocar e sua versão ao vivo estava bem fiel ao seu rock/metal melódico (com um tom gótico por ter um vocal feminino) das suas músicas de estúdio. Ao que me pareceu, o público estava também ansioso e animado, mas sem a emoção exacerbada que é típica dos brasileiros.

Johanna Kultalahti no palco com HB em 2009




Depois do show as bandas caminham normalmente e falam com as pessoas, coisas que só vemos em países nórdicos. Saímos do show, que terminou cedo, e fomos comer algo. Também neste dia fomos conhecer o castelo de Turku.






Wednesday, 14 October 2009

Música Medieval na Reencenação Anual da Batalha de Hastings (2009) - Battle, East Sussex, England

 Enquanto eu morava em Ashburnham Place, praticamente na cidade de Battle, Inglaterra, eu estava sempre preocupado em saber da programação local, uma vez que a importância e nome da cidade vinham justamente da batalha ocorrida entre Normandos e Anglo-Saxões em 1066, batalha esta que moldou o que seria a Inglaterra nos próximos séculos.

Um desses eventos que eu consegui visitar foi o "Annual Battle of Hastings Re-enactment" (Reencenação Anual da Batalha de Hastings) em 14 de Outubro de 2009. Não pude ficar no local por todo o dia, pois eu precisava trabalhar, mas consegui convencer meus amigos a irem comigo no nosso período de folga. 

Dentre outras atrações, quero destacar aqui a música do duo Hautbois que assistimos. Os dois músicos Rick Heavisides e Nellie Heavisides deixaram bem claro sua preocupação com uma performance o mais fiél possível à da época de 1066, tanto no sentido de vestimentas como também em explorar os instrumentos como eram no período. Vale dizer aqui que muitas fotos deste dia e desta época foram aproveitados como arte (e inspiração) no primeiro lançamento do meu projeto de gothic/synthpop/medieval Epic Church.










Algumas das nossas fotos neste dia, a maioria delas tiradas por Sandfrosh(Alemanha)


Tuesday, 19 May 2009

Yann Tiersen ao vivo em Brighton, Inglaterra - 19 de Maio de 2009


 Em 2009, enquanto eu morava na Inglaterra, minha amiga Ana, da República Tcheca, convidou a mim e dois amigos alemães para irmos ver Yann Tiersen. Eu não sabia de quem se tratava, então ela me falou que era o compositor do tema do filme "Le fabuleux destin d'Amélie Poulain", que usa muito violino em um tom, muitas vezes, melancólico.

Só depois do show que eu fiquei sabendo que Yann Tiersen também foi o compositor do tema do filme "Goodbye, Lenin", um dos meus preferidos do gênero.

Indo para o show: Eu (centro), Benny (esquerda) e Martin (direita), Ana tirou a foto.

Depois de pegarmos a van de Battle até o Concorde2, em Brighton, e chegarmos ao show, eu tive uma grande surpresa. Yann Tiersen não performaria à la "música clássica", como Ana esperava. O artista traz uma banda e toca, além dos temas de filmes, suas composições em um estilo que eu colocaria dentro do "Rock Experimental", porém com muita energia e elementos do folk europeu, como o uso do próprio violino. Ana ficou um pouco decepcionada, enquanto eu, por outro lado, percebia que meu investimento valera mais do que eu imaginei. 

Benny se encarregou de pegar a minha câmera, tirar fotos e filmar, enquanto eu estava mais preocupado em admirar toda a arte daquele show.











Information:

CONCORDE 2 Madeira Drive, Kemptown Seafront, Brighton

MELTING VINYL & CONCORDE 2 PRESENTS YANN TIERSEN / SUPPORT

GENERAL ADMISSION SECTION: ROW/BOX: SEAT: 19 MAY 2009 12.50

TUE 19 MAY 2009 8:00PM

PRICE: 12.50 FEE: 1.80* * AVERAGE FEE (APPROXIMATE) FOR ORDER WK4LX998Y

OVER 14S WELCOME. UNDER 16S MUST BE ACCOMPANIED BY AN ADULT. FOR MORE INFO PLEASE GO TO WWW.CONCORDE2.CO.UK


Saturday, 24 January 2009

Matanza (Abertura: Gritando HC e Drakula) + Banda Racha Cuca - 24 de Janeiro de 2009, São Paulo

 

Em Janeiro de 2009 tive a chance de ir no meu primeiro show do Matanza e, por sorte, a abertura estava na mão de Gritando HC, uma banda que eu tinha ouvido muito e nunca tinha visto ao vivo, então a animação ficou dobrada. A outra banda de abertura foi Drakula e o show aconteceu na Outs, Rua Augusta, 486, São Paulo.

Porém, antes do Matanza, Luciano me convidou a ir em outro show já em São Paulo. Nos enfiamos em um "buraco" em um endereço que já não me lembro e depois de adentrar o recinto, que nem parecia ser o local certo, chegamos numa parte mais atrás da casa onde estava se apresentando a banda Racha Cuca, Luciano já reconheceu as músicas e, a um certo ponto do show, foi até convidado a cantar no palco, como mostra a foto acima. Depois de uma performance quase masoquista da banda (com as músicas "Não Sirvo Pra Nada" e "Cuspa Em Mim"), ficamos um tempo com o pessoal e então seguimos para a Outs.

Já no local, esperamos o Gritando HC que, já sem o vocal característico de Donald, fez, mesmo assim, um show que todos curtiram. Eu nunca diria que, como eu, pessoas que conheciam as músicas do Matanza também conheceriam as do Gritando, porém eu estava enganado, o público cantou eufórico. Infelizmente não tirei fotos.





O Matanza, no auge da banda, fez um showzaço, o Jimmy ainda gostava de entrar no personagem e fazer uma performance temática. Não preciso nem falar do público, que sabia todas as músicas e muitos com a camiseta da banda, coisas que aconteciam quase sempre nas apresentações da banda. Acredito que no quesito "diversão", nenhuma banda faz shows melhores que o Matanza e os Zumbis do Espaço.